De acordo com o Instituto de Pesquisas Meteorológicas (Ipmet) da Unesp de Bauru (SP), a frente fria que avança pelo litoral paulista irá aumentar a nebulosidade, principalmente no setor sul e leste do estado de SP, onde são previstas chuvas isoladas.
Na retaguarda dessa frente fria, a entrada de um sistema de alta pressão com massa de ar frio associada provocará declínio nas temperaturas, o que deve ser sentido em cidades da região como Bauru, Marília, Botucatu, Ourinhos e Jaú (SP).
Considerada a primeira do inverno, que teve início no dia 20 de junho, a frente fria vem para quebrar o ciclo de dias quentes que se instalou no Brasil desde 5 de maio, durando até 24 de junho.
Em Bauru, por exemplo, a temperatura máxima prevista para este domingo é de 24ºC, ante os 31º deste sábado (29), uma oscilação térmica de 7ºC. Marília, Botucatu e Jaú também têm máxima prevista para 24ºC. Já em Ourinhos, os termômetros não devem ultrapassar os 21ºC.
Na segunda-feira (2), as quedas de temperatura serão ainda mais expressivas e as cidades devem ficar abaixo dos 20ºC durante todo o dia, enquanto as mínimas variam de 10º a 12ºC.
No entanto, a passagem da frente fria, considerada de fraca intensidade, deve se estender somente até terça-feira (2), quando as máximas voltam a beirar os 30ºC no centro-oeste paulista.
Jaú
Dias Máxima Mínima
Domingo (30) 24ºC 14ºC
Segunda-feira (1º) 17ºC 10ºC
Terça-feira (2) 27ºC 11ºC
Via G1