
Comemoração dos 68 anos da associação aconteceu na Rua Rui Barbosa, em Jaú (SP), também conhecida como “Rua da Polenta” por conta dos imigrantes italianos que moravam na região no século passado.
Uma associação de amigos, que completou 68 anos em 2025, celebrou seu aniversário com a confecção de 68 metros de porções de polenta e um passeio ciclístico pelas ruas de Jaú, no interior de SP.
O evento ocorreu no dia 20 de abril, dois dias após a data oficial do aniversário do “13º Quarteirão de Amigos de Jaú”, comemorado no dia 18 de abril.
As porções de polenta foram enfileiradas na rua Rui Barbosa, em frente à sede da associação, uma das primeiras vias da cidade, conhecida carinhosamente pelos jauenses como “Rua da Polenta”.
Esse apelido se deve ao cheiro característico do prato, que era preparado por imigrantes italianos que se estabeleceram naquela rua, dando origem à tradição. A escolha da polenta para a celebração foi uma forma de manter viva essa memória cultural.
“A cada ano, um metro a mais é adicionado à polenta. A tradição se mantém, e tudo é preparado pelos membros da associação de amigos, com a contribuição de todos”, conta.
O evento começou cedo, com a reunião de ciclistas para o passeio pela cidade, patrocinado por uma loja de bicicletas local e por uma escola particular, que distribuiu brindes aos participantes.
Após o passeio, mais de 200 ciclistas seguiram para o local da festividade, onde voluntários da associação iniciaram o mutirão para preparar as porções de polenta mole, coberta com molho de tomate e carne moída.
Ao final, as porções de polenta foram distribuídas gratuitamente aos ciclistas e a todos os presentes.
Todos os ingredientes para o preparo foram doados pelos membros do clube, que contaram com a ajuda de familiares e voluntários para a execução da tarefa.
Os Quarteirões de Amigos são grupos de amigos que formaram uma entidade, com a primeira sede em São José do Rio Preto (SP), em 1938.
O nome “quarteirão” faz referência a uma antiga unidade de medida portuguesa, equivalente a um quarto de 100. Cada grupo é limitado a 25 membros, e o Quarteirão de Jaú é o 13º formado, em abril de 1957.
Via G1