Uma cachorra peruana se tornou uma verdadeira heroína ao salvar sua família de uma explosão de dinamite no quintal de casa. O episódio ocorreu quando um suspeito, vestido de preto, jogou o explosivo no terreno da residência de Carlos Alberto Mesias Zarate, jornalista peruano, que relatou estar mais surpreso com a ação heroica de sua cadela do que com a ameaça em si.

De acordo com o jornal americano New York Post, o animal, uma mistura de cocker spaniel com 11 kg, correu imediatamente para o objeto em chamas. Machis, como é chamada, começou a cutucar a dinamite, movendo-a e mordendo o explosivo, conseguindo apagar o pavio com a boca. Autoridades confirmaram que se tratava de um tipo de dinamite usada em minas terrestres.

Graças à coragem da cadela, a família saiu ilesa, enquanto o suspeito fugiu, mas acabou sendo detido posteriormente pelas autoridades. No entanto, Machis sofreu danos nas cordas vocais e perdeu a capacidade de latir, transformando seu famoso latido em um simples raspado.

— Ela mastigou e mastigou e salvou nossas vidas — contou Zarat à imprensa local. Mesmo sem poder latir, a cachorra continua se fazendo notar e rapidamente se tornou uma celebridade no Peru, sendo homenageada por sua coragem incomum.

Via G1