Um policial militar deu um tapa no rosto de uma mulher, neste domingo (12), durante uma festa de Dia das Crianças, no bairro de Pirajá, em Salvador. A agressão ocorreu na Rua Baixa da Fonte e foi filmada por testemunhas, que participavam do evento.

Nas imagens, dá para ver o momento em que a vítima arremessou uma lata de bebida na direção de três militares e, em seguida, os agentes se aproximaram dela.

Um dos policiais, iniciou uma discussão com a mulher, enquanto outros moradores do bairro tentavam afastá-lo. Entre eles, um menino, que se colocou na frente da vítima. Mesmo assim, ocorreu o tapa.

Logo depois, ao perceber que foi filmado, o policial militar chegou a tentar alcançar também a testemunha, mas foi impedido por outro agente, enquanto a pessoa se afastava.

Em nota, a Polícia Militar (PM) informou que os agentes integram a 9ª Companhia Independente (CIPM) e perseguiam suspeitos, que atiraram contra a equipe, durante um patrulhamento na área.

O posicionamento diz ainda que, diante da festa infantil, os militares não revidaram os tidos, porém foram “hostilizados” por algumas pessoas que estavam no local. Segundo a PM, as imagens da ação estão sob investigação, em procedimentos administrativos.

Inicialmente, a corporação chegou a destacar que o policial envolvido na situação seria afastado das atividades operacionais até a conclusão das apurações. No entanto, em novo posicionamento, removeu a afirmação. Segundo a corporação, a guarnição envolvida foi encaminhada à Corregedoria da PM para prestar esclarecimentos. (Leia a íntegra abaixo)

Já a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) informou, em nota, que foi determinada à PM que apure imediatamente a conduta dos agentes. A pasta também repudiou as agressões. (Leia a íntegra abaixo)

O que diz a PM
“A Polícia Militar da Bahia (PMBA) informa que, na tarde de domingo (12), por volta das 15h40, policiais militares da 9ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Pirajá) realizavam patrulhamento na Rua Baixa da Fonte, nas imediações do final de linha de Pirajá Velha, quando foram alvos de disparos de arma de fogo efetuados por indivíduos armados que se misturaram à população presente em uma comemoração local.

Diante da presença de diversas crianças e famílias na via, não houve revide por parte da guarnição, que adotou o acompanhamento tático e procedeu com o acionamento de outras equipes para garantir o controle da área e a segurança dos moradores.

Durante a ação, os policiais militares foram hostilizados por algumas pessoas presentes, inclusive com o arremesso de objetos, o que reforçou o cenário de tensão enfrentado pelas equipes na condução da ocorrência.

A Corporação informa que as imagens divulgadas nas redes sociais estão sendo analisadas e que, por determinação do Comando da PMBA, a guarnição envolvida foi encaminhada à Corregedoria para prestar esclarecimentos, por meio dos procedimentos administrativos cabíveis.

O Comando da PMBA registra que, ao longo do fim de semana, unidades da Corporação realizaram diversas ações sociais em alusão ao Dia das Crianças, tanto na capital quanto no interior, reforçando o caráter comunitário e preventivo da Instituição. Registra, ainda, que lamenta o fato ocorrido com a guarnição durante o cumprimento de sua missão de garantir a segurança da população.

A PMBA reitera que atua de forma técnica e proporcional, observando os protocolos operacionais, o respeito aos direitos humanos e a preservação da vida”.

O que diz a SSP-BA
“A Secretaria da Segurança Pública ressalta que determinou à Polícia Militar apuração imediata da conduta de agentes do Estado no bairro de Pirajá, em Salvador. Enfatiza ainda que, apesar do arremesso de objetos por populares relatado pelos policiais, repudia as agressões flagradas em um vídeo e esclarece que não é esse o modelo de policiamento determinado pelo Comando da PM. Acrescenta que toda a ocorrência será analisada pela Corregedoria da instituição. Destaca, por fim, que tem investido na capacitação continuada das Forças da Segurança Pública, visando a qualificação do atendimento à população”.

Via G1